Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 29/04/2024 17:31:25

Gestão de Riscos

A gestão de riscos é considerada um dos principais instrumentos de governança, pois preserva e agrega valor à organização, contribuindo para o atingimento das metas institucionais, objetivos e cumprimento de sua missão. Adicionalmente, a gestão de riscos possibilita aos gestores públicos tratar com eficácia as incertezas e utilizá-la como ferramenta de controle para a melhoria contínua dos processos de trabalho.

O processo de gestão de riscos no TRT-PR é suportado pela Política de Gestão de Riscos e Continuidade de Negócio, a qual define seus princípios, objetivos, etapas, metodologia, competências e responsabilidades em um modelo de governança estruturada que envolve todos os níveis da organização.

Publicações sobre Gestão de Riscos e Compliance

POLÍTICA Nº 56, DE 22 DE MARÇO DE 2021 - Institui a Política de Gestão de Riscos e de Continuidade de Negócio no âmbito do TRT-PR. A Política instituída fundamenta-se nos princípios da Administração Pública Federal elencados no caput do Art. 37 da Constituição Federal, em especial no princípio da eficiência. O documento também tem como base as recomendações sobre o tema voltadas para a Administração Pública Federal, as quais têm como objetivo aumentar a capacidade institucional de lidar com incertezas, estimular a transparência e contribuir para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos. Para isso, são estabelecidos mecanismos de gestão de risco e fortalecimento da reputação do Tribunal.

Processo de Gestão de Riscos do TRT-PR - Documento que descreve as etapas e atividades do Processo de Gestão de Riscos.

Cartilha de Gestão de Riscos nas Contratações - Documento específico para auxiliar as Unidades na implementação da Gestão de Riscos nas Contratações.

Programa de Integridade

O Programa de Integridade do TRT-PR, validado pelo Comitê de Governança e Estratégia, foi elaborado com o objetivo de proporcionar uma diretriz, com base em normativos, para que possa ser dada continuidade após a contribuição das diversas áreas do Tribunal. Visa à governança, legitimidade, confiabilidade e eficiência; descreve os principais normativos relacionados à ética e à transparência; e apresenta canais de comunicação, riscos e capacitações.

Página atualizada em 26/01/2024. Contato: Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística.